LOGO - PATROCINIO 02.jpg
LOGO - PATROCINIO 02.png

Baropodometria

A baropodometria é um exame que identifica as alterações biomecânicas nos pés, por meio da análise da distribuição de pressão plantar e do deslocamento do centro de gravidade.

Com a utilização de uma plataforma de barometria, composta por sensores que detectam a postura e o equilíbrio postural do indivíduo, é possível identificar as compensações posturais; a distribuição do peso corporal e dos picos de pressão nos pés; o tipo de pé (plano, cavo ou neutro); o tipo de pisada: neutra, pronada (para dentro) ou supinada (para fora); as alterações na marcha; alterações nos pés, joelhos (valgo ou varo) quadril e coluna; além de problemas passíveis de correção por meio da utilização das palmilhas posturais.

 

Palmilha postural

 

Com o exame do Baropodômetro é possível indicar o uso preciso de palmilhas. As palmilhas ortopédicas são montadas sob uma base com aplicação individual e tem o objetivo de diminuir os desequilíbrios tônicos e reduzir disfunções que alteram o equilíbrio e postura, permitindo inclusive uma comparação entre as distribuições de pressões plantares antes e após o uso das palminhas. As palmilhas posturais ou palmilhas ortopédicas, podem ser usadas com tênis ou sapato, proporcionam o alinhamento da pisada e da postura, pois distribuem adequadamente as cargas e pressões exercidas nos pés. As indicações mais comuns das palmilhas ortopédicas são:

 

Palmilha para atletas

 

Fundamental para identificar o tipo de pisada, com informações precisas das forças e pressões plantaresexercidas em cada tipo de esporte e que geram desvios posturais e/ou desequilíbrios, alterando o seu desempenho. Através do exame de baropodometria, podemos indicar o tênis e palmilha mais adequados a sua necessidade.

 

Palmilha para Diabéticos

 

Por ser uma patologia caracterizada pela redução da sensibilidade nas extremidades, os pés tornam-se grande vilões do diabetes, respondendo com calosidades, mal perfutante e úlceras plantares. A baropodometria torna-se o grande aliado nas prevenções destas patologias colaterais, trazendo conforto e proteção para a pisada, através da utilização de palmilha ortopédica para diabéticos.

 

As palmilhas posturais ou palmilhas ortopédicas, são fabricadas através da interpretação do exame de baropodometria, acrescidas de molde em pedilen, e confeccionadas com matéria prima exclusiva, com capacidade corretiva e acabada com material de alto grau de conforto e absorção de impactos.

 

As palmilhas podem ser usadas com tênis ou sapato, proporcionam o alinhamento da pisada e da postura, pois distribuem adequadamente as cargas e pressões exercidas nos pés. As indicações mais comuns das palmilhas ortopédicas são:

 

  •  Escolioses;
  •  Espondilolisteses;
  •  Dores lombares, torácicas e cervicais;
  •  Dor na planta dos pés;
  •  Pés planos e cavos;
  •   Joanetes;
  •  Esporão calcâneo;
  •  Metatarsalgias;
  •  Neuroma de Morton;
  •  Periostites;
  •  Tendinites patelar, pata de ganso e tendão do calcâneo;
  •  Pés diabéticos e diferença no comprimento dos membros;
  •  Fascite Plantar.

 

O Exame de baropodometria e a confecção de uma palmilha sob medida, aumentam a segurança e eficácia na prevenção de muitas lesõesplantares e desvios posturais.